A Rainha Catarina de Bragança

Em abril de 1662, a Infante D. Catarina de Bragança (1638-1705) deixou Lisboa para embarcar rumo a Inglaterra. Com a celebração do seu casamento com o Rei Carlos II a 21 de maio 1662, seria consagrada Rainha Consorte do Reino de Inglaterra, Reino de Escócia e Reino de Irlanda até 1685. Com este casamento abre-se uma página invulgar da História com o legado de várias influências de D. Catarina de Bragança nas tradições inglesas.

 

Na época das grandes descobertas, após a chegada ao Japão em 1560, os portugueses foram o primeiro povo europeu a conhecer o uso do chá. Foram igualmente os primeiros a introduzi-lo e comercializá-lo na Europa. 

Devido ao seu hábito de beber chá, a sua bebida favorita, a jovem Rainha resolveu oferecê-la aquando de uma receção à Duquesa de York em Hampton Court. Muito apreciado, os ingleses adotaram este hábito que hoje está enraizado com o famoso “five o’clock tea”. Adicionalmente, a Rainha D. Catarina recebia laranjas de Vila Viçosa, enviadas pela sua mãe, com as quais preparava uma geleia para acompanhar o seu chá. Conta a história que a Rainha elaborava uma geleia de laranja doce que partilhava com as suas amigas e reservava a geleia de laranja amarga para as concubinas e amantes do Rei. Esta geleia de laranja tornou-se na famosa “marmelada”.

 Quando regressou a Lisboa, foi no Palácio da Bemposta (também conhecido como Paço da Rainha) que D. Catarina iria viver até o dia da sua morte, no 31 de dezembro de 1705. Hoje, este mesmo palácio é a sede da Académia Militar. Como forma de honrar a memória de D. Catarina de Bragança, o Comando da Académia Militar oferece o Chá da Rainha aos seus convidados ilustres e visitantes do Palácio. 

Com a Edição do Chá da Rainha (Queen Catarina’s Tea) pretende-se homenagear uma grande mulher, Embaixadora da Cultura Portuguesa e de Portugal ao mesmo tempo que temos o privilégio de saborear uma bebida tão simplesmente refinada e elegante.

Fique a conhecer os produtos Queen Catarina's Tea:

Caixa Kit e Marmelada de Laranja